Clareamento Dental

             Atualmente ter um belo sorriso é o desejo da maioria das pessoas. Além da saúde bucal, para muitos pacientes, a estética passa a ser prioridade no tratamento odontológico. As alterações no sorriso mostram efeitos surpreendentes na autoestima do indivíduo, principalmente em uma sociedade extremamente competitiva. Um dos principais desequilíbrios estéticos do sorriso são as alterações de cor, já que dentes brancos são considerados sinais de cuidado, beleza e sucesso. Em busca de uma perfeita harmonia de forma e cor dos dentes, a Odontologia desenvolveu diversas alternativas. Um dos procedimentos mais utilizados atualmente é o CLAREAMENTO DENTAL, devido à sua eficácia e praticidade, que consiste na atenuação da cor através do uso de agentes químicos que apostam na permeabilidade do esmalte dos dentes para atuarem.

 

             Após uma década de pesquisas, métodos clareadores mostram-se seguros e eficazes desde que devidamente orientados e acompanhados pelo cirurgião dentista. Sem o correto acompanhamento profissional o procedimento pode gerar danos irreversíveis aos dentes. Para o sucesso do tratamento clareador, é importante ter conhecimento da origem do escurecimento dentário, ou seja, diagnosticar o fator etiológico da alteração cromática, conhecer e dominar os diferentes produtos clareadores, as técnicas e seus efeitos sobre a estrutura e os tecidos dentais, além de considerar os hábitos e o perfil do paciente.

            Muitas são as técnicas e materiais indicados para o clareamento dental, sendo as técnicas realizadas ou supervisionadas pelos profissionais as mais seguras. Dentre essas pode-se citar:

1.  Clareamento de auto aplicação (moldeiras) supervisionado ou caseiro

2.  Clareamento realizado em consultório que pode ou não envolver a aplicação da luz (LASER ou LED) como fonte de energia para a aceleração da reação química do agente clareador

3. Clareamento Luz Ultravioleta, zero sensibilidade (sem uso de peróxidos)

4.  Clareamento para dentes desvitalizados (tratados endodonticamente)

Muitas vezes se faz necessário a associação das técnicas para obtermos melhores resultados. Os diversos métodos de clareamento podem ser usados em dentes com alterações cromáticas devido: processo natural de envelhecimento, traumas, tratamento endodôntico, hábitos alimentares (café, chá, vinho tinto, dentre outros), ingestão excessiva de flúor, dentre outros agentes causadores de escurecimento dental.

O Instituto Bianchi de Odontologia dispõe de profissionais especialistas na área para realizar um correto diagnóstico clínico, equipamentos reconhecidos pela mais alta tecnologia, e rígidos protocolos de procedimentos e controle de qualidade, reunidos para prescrever a técnica de clareamento dental mais apropriada para cada caso associando sempre a saúde bucal a um belo sorriso.