Toxina Botulínica (Botox)

A toxina botulínica é uma das mais novas aliadas de tratamentos odontológicos.

A Toxina Botulínica apresenta um grande potencial de emprego na área de atuação do cirurgião-dentista sendo sua aplicação uma alternativa para amenizar problemas relacionados à musculatura orofacial e a glândulas salivares. 

São indicações de uso da toxina botulínica na odontologia: 

• Disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM); 
• Dor orofacial; 
• Bruxismo (ranger dos dentes); 
• Apertamento dental; 
• Cefaleia tensional; 
• Sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva); 
• Sialorréia (produção excessiva de saliva);
• Uso profilático para a redução da força muscular dos músculos masseter e temporal em alguns casos de implantodontia de carga imediata. 

A toxina botulínica atua em desordens clínicas que envolvem atividade muscular em hiperfunção, inibindo a liberação de de neurotransmissores responsáveis pela contração muscular levando, consequentemente, a um relaxamento muscular. Desempenha um papel no alívio da dor pela inibição da liberação de neuropeptídios associados ao mecanismo de sensação dolorosa. Além disso, quando aplicada em tecidos glandulares, atua no bloqueio da liberação de secreções.

Importante ressaltar que o efeito da toxina botulínica não é imediato. Ele inicia entre 48 a 72 horas após a aplicação. Após 15 dias da administração (quando atinge pico máximo de atuação) deve- -se avaliar a necessidade ou não de retoques, principalmente em procedimentos estéticos funcionais como no caso do sorriso gengival. A durabilidade do efeito depende de vários fatores individuais, podendo variar em torno de 4 a 6 meses. Depois desse período os músculos readquirem a capacidade normal de contração. 

As contraindicações da toxina botulínica são mínimas, sendo raras as reações sistêmicas. Não deve ser utilizada em gestantes, lactantes, em pacientes com hipersensibilidade ao medicamento, em pessoas que façam uso de medicamentos potencializadores do bloqueio muscular e em pacientes com doenças imunológicas que levem a comprometimento muscular. 


Fatal error: Maximum execution time of 30 seconds exceeded in /home/institutobianchi/public_html/system/libraries/Session/drivers/Session_files_driver.php on line 263